Introdução

midias-eletronicas-de-moda

O progresso da tecnologia transformou e tem transformado diferentes aspectos da sociedade, entre eles, da moda. A internet permite a difusão das mais variadas informações no Brasil e no mundo, atingindo todas as classes sociais. É nesta realidade que surge o blog, como transposição do diário pessoal escrito para a tela do computador, conquistando um espaço significativo na cibercultura [4] com um montante significativo de blogueiros e leitores ganhando destaque na mídia massificada.

Um dos primeiros blogs do mundo, fundado em 1998, por Jessé James Garret, o Infosite, era composto por listas de sites favoritos compilados. Essa era a característica que fundamentava a utilização dos primeiros blogs disponibilizados na internet, ferramenta de dicas, comentários e seleções.

Para Levy (1999, p.85) os primeiros blogs conduziam o leitor para uma navegação de pilhagem, que ocorre quando estamos navegando vagamente interessados por um assunto e logo nos desviamos do que buscávamos. Os blogs popularizaram-se como verdadeiros diários de bordo. Os autores expõem suas rotinas de vida, gostos e experimentações pessoais por meio de relatos públicos direcionados especificamente para o público internauta.

A disponibilidade de plataformas digitais gratuitas e a grande quantidade de provedores de páginas pessoais transformou o blog na mídia alternativa mais acessível á população, como um espaço aberto e liberto para discussões e troca de informações, livre do controle e censura impostos a outros meios de comunicação como televisão, rádio, revistas e jornal. A facilidade de operação dos servidores dos blogs também garantiu a popularização da mídia, caracteristicamente simples de estrutura, linguagem e operação. A possibilidade de ser o editor de seu próprio veículo de informação, com certeza contribuiu com o aumento, considerável, do número de blogueiros.

O alcance da comunicação promovida pela ferramenta é, assim como a própria internet, globalizado e sem fronteiras terrestres. Blogs de diferentes países puderam mostrar-se para os leitores do mundo inteiro. A blogosfera brasileira, por exemplo, se tornou fenômeno de audiência, comprovada através do registro do número de acessos recebido por cada endereço eletrônico. Os blogs de moda, em particular, foram tão visitados que viraram um dos negócios mais restáveis da internet.

Os blogs de moda apontam as tendências e dão informações sobre o que acontece no cenário da moda, e têm criado uma nova cultura de feminilidade através das blogueiras, que tornaram-se referência de estilo de vida, abrangendo formas de se vestir, comportamentos, gostos e etc. A peculiaridade do sucesso dos blogs está na despolitização da moda dando acesso à sua efemeridade, e a fazendo presente em nosso cotidiano.

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa dedicada a estudar os blogs de moda como ferramenta de comunicação e ferramenta publicitária, fazendo reflexões a cerca do jornalismo de moda e dos direitos do consumidor.  O tema foi escolhido a partir de um estudo de importantes blogs de moda e de algumas das principais grifes de moda e beleza anunciantes nestes blogs, apurando informações sobre os perfis de cada um e dos leitores. Considerando o fato de que as empresas utilizam os blogs de moda como ferramenta publicitária através de estratégias de marketing [5] voltadas para os internautas, considerados consumidores em massa.

A metodologia baseou-se na observação dos blogs presentes na plataforma online de blogs de moda, Modait [6], selecionando todos os posts publicitários da marca de cosméticos Nívea e analisando seus possíveis desdobramentos, compondo um estudo de caso que compreendeu-se no período entre os meses de janeiro e maio de 2013.


[4]  A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual.

[5] Processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

[6] Disponível em: http://www.modait.com.br/

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